Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos da AMMEP lota a Casa do Povo nesta segunda-feira, 17 de março

Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos da AMMEP lota a Casa do Povo nesta segunda-feira, 17 de março

Nesta segunda-feira, 17 de março, o plenário da Câmara de Vereadores foi palco de um momento simbólico para toda a comunidade leopoldense. Foram celebrados, em Sessão Solene promovida pelo vereador Fábio Bernardo (PT) e votada com unanimidade pelos vereadores da casa, os 25 anos da Associação Meninos e Meninas de Progresso, a AMMEP. Durante a cerimônia, foram apresentados a história da instituição, depoimentos e vídeos sobre a AMMEP.

 

“A AMMEP nasce de uma necessidade de um período em que a Assistência Social no município de São Leopoldo não tinha a força e a pujança que tem hoje,em uma década em que nós tínhamos 124 crianças em situação de rua. Na época eu era conselheiro tutelar e foi nesse sentido que nós percebemos que não bastava fazermos a abordagem, a visita à família, precisávamos também fazer um trabalho de prevenção” conta Fábio Bernardo sobre a criação da instituição.

 

A Associação, iniciada por padre Orestes e Fábio Bernardo em 2000, já atendeu 10 mil crianças e adolescentes durante seus 25 anos. Um árduo trabalho que, durante a enchente de maio de 2024, pareceu estar perdido. A instituição atua junto às famílias da região Nordeste da cidade, onde fica sua sede, e foi uma das tantas atingidas pelas águas da enchente em São Leopoldo. “Hoje eu chorei o dia todo, mas eu chorei foi de emoção, porque há 10 meses nós chorávamos porque achávamos que a AMMEP estava acabada, mas não. Hoje nós estamos de pé e ainda melhor do que estávamos antes”, celebra a coordenadora Fabiane Bernardo da Silva.

 

Para tornar a noite ainda mais especial, as crianças e adolescentes da AMMEP fizeram uma apresentação de capoeira, uma das muitas atividades culturais desenvolvidas pela associação. Ao final, o vereador Fábio Bernardo entregou à presidente da AMMEP, Edi Elena Steffen, uma placa em homenagem aos 25 anos da instituição, em nome da Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo.

 

Estiveram presentes os vereadores Alexandre Silva (PL) e Aurélio Schmidt (PDT), as assessorias dos vereadores Anderson Etter (PT), Karina Camillo (PT) e Iara Cardoso (PDT), o secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, representantes de organizações da sociedade civil, trabalhadores, voluntários e alunos da AMMEP, e o público em geral.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.