Os números de violência contra a mulher em nossa sociedade são alarmantes. Apenas em 2024, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio em São Leopoldo, 377 mulheres sofreram lesão corporal e 37 foram estupradas. Em 90% dos casos de violência de gênero , os agressores são homens. E é em enfrentamento a esta realidade tão cruel que nasce a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, lançada nesta quarta-feira, 09, na Câmara Municipal de São Leopoldo.
A iniciativa é uma proposta do vereador Fábio Bernardo (PT) para que os homens sejam participantes na prevenção dessas violências, em um espaço de diálogo e conscientização. “Precisamos nos preocupar com esse tema, principalmente os homens. O nosso desafio é chamar os homens: ir para as empresas, para as escolas de samba, para a comunidade, para dentro das organizações e falar com os homens, pois a maioria esmagadora dessas violências é praticada por homens”, cita Fábio ao falar dos desafios da Frente.
O deputado estadual Adão Pretto (PT), que trouxe novamente a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher para a Assembleia Legislativa, projeto original do ex-deputado Edegar Pretto, ressaltou a importância do envolvimento do poder público no tema. “Eu trago aqui a importância de termos orçamento público a nível federal, estadual e também nos municípios. Não há outra forma para barrarmos essa violência que não a criação de políticas públicas para a prevenção da violência contra a mulher”, disse Adão.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Giovana Giongo, falou sobre qual o papel dos homens na luta pelo fim da violência de gênero. “É no futebol, é no churrasquinho com os amigos, é nos espaços masculinos, que essa Frente ganha uma importância gigante”. Giovana também destacou que o protagonismo na luta é das mulheres, e que os homens devem se posicionar como aliados.
Durante o lançamento, o vereador Fábio Bernardo, idealizador da Frente no município, também apresentou o estatuto da Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Participaram da atividade, os vereadores Ricardo Luz (PT) e Aurélio Schmidt (PDT), representantes dos vereadores Anderson Etter (PT), Karina Kamilo (PT), Jailson Nardes (PP) e Alexandre Silva (PL), o 1° tenente Adilson Eloi Willms, coordenador da Patrulha Maria da Penha, o GCM Nilton di Pietro, representando a Semusp e Ronda Lilás e representantes de organizações da sociedade civil.
Confira a atividade na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=vXPWdX7j-IY