Mais um importante passo no projeto de implementação da política pública da Tarifa Zero foi dado nesta manhã de terça-feira (22). Em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Coletivo, coordenada pelo vereador Anderson Etter, os vereadores puderam conhecer o resultado do estudo de viabilidade técnica contratado para demonstrar como este projeto pode tornar-se realidade em nossa cidade.
Conforme Giancarlo Gama, responsável pelo estudo, a implementação da política de Tarifa Zero no transporte público em território capilé é uma proposta viável e financeiramente sustentável, com custo estimado em aproximadamente R$ 48 milhões anuais, o que representa cerca de 3% do orçamento municipal de 2025.
O ex-prefeito de Parobé, Diego Picucha (PDT), participou do encontro e apresentou seu relato de gestor que implementou a Tarifa Zero, há três anos. Ele salientou o aumento das receitas da cidade, como ISSQN e retorno do ICMS, o que gerou um fomento ao comércio local. “Os passageiros passaram de 200 para mais de 1 mil por dia e, além disso, Parobé também teve benefícios ambientais e desafogou o trânsito no centro da cidade”, salientou.
Para São Leopoldo, a estimativa é que a Tarifa Zero apresentaria um custo de aproximadamente R$48.374.617,00, levando em conta um aumento no km de 20% e um custo por km de R$7,40. “Agora, com este estudo finalizado, vamos iniciar uma sequência de apresentações para as entidades de classe e para o conjunto da sociedade para ampliarmos o debate com a população”, ressaltou o vereador Anderson Etter, coordenador da Frente Parlamentar.
Mais do que garantir a locomoção para todas as pessoas, a Tarifa Zero proporciona que cidadãs e cidadãos possam acessar à plenitude de serviços de saúde, educação, lazer e trabalho, que, por uma questão econômica, não estão acessíveis.