Vereadoras Iara Cardoso e Karina Camillo se manifestam contra os casos de feminicídio ocorridos no feriadão no RS

Vereadoras Iara Cardoso e Karina Camillo se manifestam contra os casos de feminicídio ocorridos no feriadão no RS

O feriadão de Páscoa e Tiradentes foi marcado por dez casos de feminicídio ocorridos no Rio Grande do Sul. Diante da situação estarrecedora, a vereadoras Iara Cardoso (PDT), presidente do Legislativo Municipal, e Karina Camillo (PT), representante da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, se manifestaram ao longo da terça-feira (22), como forma de repúdio e protesto aos crimes ocorridos contra mulheres no Estado.

Direto de Brasília, onde participa da Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, a presidente da Casa Legislativa, vereadora Iara Cardoso, protestou em defesa das mulheres, afirmando que esse tipo de situação, alarmante, não pode mais ocorrer. “Mais do que uma indignação, uma tremenda tristeza saber que no meu estado, em menos de cinco dias, 10 mulheres foram mortas por covardes. Não é mais tempo de admitirmos esse tipo de violência contra as mulheres. Eu espero que nunca mais nenhuma mulher seja morta pelo fato de ser mulher”, afirmou.

Já na sessão plenária de terça-feira (22), a vereadora Karina Camillo, solicitou à Mesa Diretora o uso da palavra como procuradora da Mulher. A vereadora relatou os dez casos de violência ocorridos e perguntou: “Até quando perderemos a vida de nossas irmãs, assassinadas por conta de machistas, misóginos, frutos de um sistema feito para silenciar mulheres e ceifar suas vidas?”.  

A Câmara Municipal tem atuado sistematicamente em defesa das mulheres, estreitando relações com as forças de segurança (Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal), governo municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SEPOM) e Secretaria de Assistência Social (SAS), além do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Leopoldo (COMDIM), na defesa da dignidade e pela garantia dos direitos das mulheres leopoldenses.

TEXTO: Jornalista Chico Júnior MTB 19.102/RS

FOTOS: Guilbert Trendt e Paulo Machado