A presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Iara Cardoso, participou, nesta terça-feira (22), do primeiro dia da Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), reúne autoridades de todo o país com o objetivo de debater os desafios e avanços na gestão pública e no fortalecimento das casas legislativas municipais.
Durante a programação, a vereadora acompanhou diversas palestras e painéis temáticos. Um dos destaques foi a conferência “Como a IA está Revolucionando e Vai Revolucionar os Legislativos Municipais”, que abordou o papel crescente da Inteligência Artificial na modernização das atividades legislativas.
O tema tem relação direta com uma iniciativa pioneira da Câmara Municipal, que deu um importante passo rumo à inovação ao usar Inteligência Artificial (IA) como apoio à produção legislativa. Com isso, São Leopoldo se tornou o primeiro município do Brasil, entre os com mais de 200 mil habitantes, a adotar essa tecnologia no âmbito do Legislativo.
A ferramenta – batizada de LegIA – foi treinada com mais de 2,2 milhões de textos legislativos e tem como principal objetivo auxiliar na elaboração de projetos de lei, pareceres, resumos explicativos e demais documentos legislativos.
A vereadora também participou da palestra “Mulheres e a Política”, que ressaltou a importância da representatividade feminina e a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão – um tema que compõe de forma permanente a atuação de Iara Cardoso à frente do Legislativo leopoldense.
Inclusão esteve entre as pautas abordadas na Marcha
Encerrando o dia, a presidente do Legislativo leopoldense acompanhou a palestra “A complexidade do TEA e as Especificidades dos Teanos”, ministrada pelo pesquisador internacional Oswaldo Freire, autor do livro O Desafiante Mundo do Autista. A exposição abordou aspectos fundamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), diagnóstico, inclusão e atendimento especializado.
O tema é uma das prioridades do mandato da vereadora, que no início deste mês liderou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência na Câmara. A sessão especial ocorreu no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, e reuniu autoridades, especialistas e famílias atípicas em um momento de escuta e construção coletiva.
“Estamos vivenciando um momento de grandes transformações, e a Marcha é um espaço essencial para o fortalecimento do Legislativo municipal. Tive a oportunidade de dialogar com colegas de todo o país e acompanhar conteúdos que dialogam diretamente com as ações que estamos desenvolvendo em São Leopoldo, como a inovação tecnológica e a inclusão”, concluiu a vereadora.
Texto e fotos: jornalista Guilbert Trendt - Mtb 20.254/RS
Ver Galeria de Fotos Relacionada