Vereadora Iara Cardoso recebe Troféu Destaque UVB 2025 por iniciativa que conecta população ao mandato por meio de aplicativo

Vereadora Iara Cardoso recebe Troféu Destaque UVB 2025 por iniciativa que conecta população ao mandato por meio de aplicativo

A presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Iara Cardoso, foi premiada nesta quinta-feira (24), durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, em Brasília, com o Troféu Destaque UVB 2025. A premiação, promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), reconhece projetos de destaque no fortalecimento do Legislativo Municipal. O reconhecimento foi concedido pela criação de um aplicativo gratuito, que estabelece um canal direto entre a população e o mandato parlamentar.
 
“O Legislativo precisa estar mais próximo das pessoas. Precisamos ouvir mais, responder com mais agilidade e garantir que todos tenham acesso às informações de forma simples e transparente”, afirmou a vereadora durante o recebimento do prêmio. “A ideia do aplicativo surgiu justamente dessa necessidade de aproximar o gabinete da comunidade, usando as ferramentas que já fazem parte do dia a dia das pessoas”.
 
Disponível para Android e iOS, o aplicativo “Iara Cardoso” concentra, em uma única plataforma, informações sobre o mandato, como:
 
•Biografia e trajetória política da vereadora;
•Notícias atualizadas e conteúdos em vídeo;
•Consulta a proposições legislativas (projetos de lei, indicações e pedidos de providência);
•Formulários para envio de demandas da comunidade;
•Espaço para sugestões de propostas legislativas;
•Links diretos para redes sociais e contato com a equipe do gabinete.

“O aplicativo foi pensado para ser funcional e acessível. Qualquer cidadão pode, com poucos cliques, acompanhar o que está sendo discutido no plenário, enviar uma sugestão de proposta ou relatar uma demanda do seu bairro. É uma forma de garantir que a população participe ativamente do processo legislativo”, destacou Iara.
 
Durante o evento, a vereadora também anunciou que a tecnologia será disponibilizada para os demais vereadores de São Leopoldo, permitindo que outros mandatos também adotem a plataforma e ampliem seus canais de comunicação com os cidadãos.
 
“O prêmio é um reconhecimento importante, mas acima de tudo reforça nosso compromisso com a transparência, a inovação e a participação cidadã. Seguiremos trabalhando para fortalecer o Legislativo e garantir que as pessoas estejam no centro das decisões públicas”, concluiu a presidente.
 
Texto e foto: jornalista Guilbert Trendt - Mtb 20.254/RS.