Vereador Anderson Etter acolhe pautas da saúde mental materna

Vereador Anderson Etter acolhe pautas da saúde mental materna

Dupla, ou tripla jornada de trabalho, violência doméstica, opressão do sistema, falta de apoio e de acesso às políticas públicas que restabeleçam o bem-estar. São apenas alguns dos fatores que afetam a saúde mental materna. Pensando nisso, a representante da campanha Maio Furta-Cor, em São Leopoldo, Rita Portela, e a artista Paula Lau, apresentaram ao vereador Anderson Etter (PT) as demandas e necessidades das mulheres, sobretudo as periféricas.

Para a artista Paula Lau, mãe e educadora em Movimento Humano, a abertura deste diálogo no espaço público, dentro do poder legislativo, já é um passo muito importante. “No momento que se fala, que as coisas são ditas - são faladas e não silenciadas - nós temos uma oportunidade de vislumbrar uma melhora nas condições de vida. E não falo só das mães, porque as mães estando bem, faz com que toda a sociedade fique bem, pois são as mães, as mulheres mães, principalmente, que movimentam a roda na sociedade”.

Rita Portela, mãe e poeta, ressalta que a saúde mental materna é uma pauta complexa e transversal, que merece ser pontuada na cultura, na saúde, na assistência social, no Conselho Tutelar. “Precisamos do acolhimento de profissionais técnicos, de pessoas capacitadas para isso. Mas antes é fundamental abrir o debate com a sociedade”.

O gabinete do vereador Anderson Etter, composto por duas mulheres mães, acolhe a pauta e vai trabalhar na produção de uma ampla reunião com mães e especialistas no assunto para debater o tema. “O protagonismo é todo das mulheres e nós, enquanto democracia representativa, temos o dever de abrigar, agregar agentes sociais, mobilizar a comunidade e fomentar o debate com o propósito de criar uma política pública especial para atender as mulheres”, afirma o vereador.   

Maio Furta-Cor

Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. É desenvolvida, principalmente, no mês de maio de cada ano, aproveitando as comemorações alusivas às mães. O objetivo é promover ações de conscientização e de incentivo ao cuidado e à promoção da saúde mental materna.