Vereador Anderson Etter recebe gerência do INSS

Vereador Anderson Etter recebe gerência do INSS

Motivado por interesses da comunidade, o vereador Anderson Etter reuniu-se com a gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de São Leopoldo, nesta sexta-feira (14). Na pauta, o restabelecimento das atividades do Instituto, após as inundações de maio.

Conforme o gerente da Unidade de São Leopoldo, Osmar Francisco da Silva, o prédio que o Instituto ocupava é bem maior que a necessidade do INSS, por isso a reforma não vale a pena. Sendo assim, a locação de um novo espaço já foi encaminhada, mas ainda necessita readequações e licitação para compra de mobiliário. “A previsão é de que no segundo semestre já estejamos operando em novo local”, avalia.

Desde novembro passado o INSS atende, provisoriamente, na sede da OAB, que fica na rua Padre Pedro Ernesto Haeser Sj, número 26, no bairro Cristo Rei.

Por enquanto são realizados apenas atendimentos para extrato de empréstimo consignado, desbloqueio para empréstimo, criação de senha gov, requerimentos de pensão, de auxílio doença e cumprimento de exigências. Demais atendimentos, como perícia, avaliação e serviço social, só serão retomados quando estiverem nas novas instalações.

A gerente executiva do INSS, Sinara Schafer, informa que segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental (Atestmed) e ter o benefício concedido mais rápido, sem passar pela perícia médica. “Se alguém fez uma cirurgia e precisa 60 dias de afastamento, basta entrar no site, ou aplicativo (Meu INSS), lançar o atestado, que a perícia médica verifica se tem o CRM e demais dados, e dá o ok”, explica.

O vereador Anderson salienta a importância do restabelecimento de todas atividades da unidade do INSS da nossa cidade, neste processo de reconstrução e volta à normalidade, após a maior tragédia climática do RS. “Colocamos nosso mandato à disposição para auxiliar no que for preciso para agilizar essa retomada”.

Também participaram da reunião, a chefe de gabinete, Jussara Lanfermann, e o assessor jurídico Fernando Cordeiro.

A gerência recomenda que a população siga as redes sociais do INSS para estar bem informada e evitar golpes. O número 135 e o site meuinss.gov.br seguem sendo os canais de acesso do Instituto.