Vereadora Iara Cardoso destaca lei de sua autoria em reunião sobre retirada de fios ociosos e combate ao furto de cabos

Vereadora Iara Cardoso destaca lei de sua autoria em reunião sobre retirada de fios ociosos e combate ao furto de cabos

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Iara Cardoso, participou, nesta segunda-feira (24), da reunião da Comissão de Regularização da Fiação nos Postes, reforçando a importância da Lei Nº 9.527/22, de sua autoria, no combate ao furto de fios e cabos na cidade. A legislação já em vigor determina, entre outras medidas, que ferros-velhos realizem o registro da entrada de materiais dessa natureza, dificultando a comercialização ilegal e ajudando a coibir essa prática criminosa.

Durante o encontro, representantes da RGE, operadoras de serviço e órgãos municipais apresentaram as ações já realizadas e discutiram novas estratégias para ampliar a regulamentação do tema.

Os representantes do setor privado apontaram três principais fatores que contribuem para a grande quantidade de fios soltos na cidade: empresas inativas, empresas clandestinas e furto. Diante disso, a presidente da Câmara reforçou que, além da retirada dos cabos inutilizados, é fundamental intensificar o combate ao furto e à comercialização irregular desses materiais.

Além da vereadora Iara Cardoso, participaram da reunião representantes das Secretarias do Meio Ambiente (Semmam), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), da Defesa Civil, da Consulta Popular, e de Administração (Semad), além de representantes das operadoras de serviço e da concessionária de energia.

A vereadora segue acompanhando de perto as discussões e cobrando providências para que as medidas saiam do papel e tragam melhorias efetivas para a cidade.