Em tempos de mudanças climáticas, todas as pequenas ações que visam a diminuir os impactos no meio ambiente são bem-vindas. Pensando nisso, o vereador Anderson Etter (PT) solicitou à presidência da Câmara de Vereadores uma medida simples, mas extremamente importante: a abolição do uso de copos plásticos descartáveis pela Casa Legislativa.
Copos descartáveis são resíduos sólidos urbanos menos reciclados no mundo e sua decomposição pode demorar entre 250 e 400 anos. Atendendo a solicitação, a presidenta da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso (PDT), sensibilizada com a questão dos impactos negativos do plástico em nosso planeta, adotou o uso de copos de vidro a partir desta quinta-feira (27).
Conforme o Pacto Global da ONU, o Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos. Estudos já confirmaram que os microplásticos podem causar diversos problemas de saúde, como alterações genéticas, danos ao cérebro e aumento do risco de doenças cardíacas.