Visando encontrar uma forma financeiramente sustentável, com segurança jurídica e econômica, para adoção da tarifa zero no transporte coletivo em São Leopoldo, o vereador Anderson Etter (PT) contratou um estudo técnico e de viabilidade de implementação desta política pública.
O estudo a ser desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) Jevy Cidades, viabilizado com recursos próprios do mandato, inclui análise financeira, planejamento operacional, diagnóstico detalhado do transporte público existente e identificação de fontes de financiamento sustentáveis.
Conforme o vereador Anderson, o resultado deste estudo será o plano estratégico e eficiente para tornar o transporte público gratuito, realidade em território capilé. “Temos nos debruçado sobre esta pauta, prevista no Plano Local de Ação Climática, há tempos. A tarifa zero vai resgatar a qualidade de vida de nossa comunidade através de uma série de benefícios diretos, desde a otimização da mobilidade urbana, por meio da democratização do transporte coletivo, até a diminuição da poluição e melhora na qualidade do ar”, ressalta.
Organização responsável
A Jevy Cidades é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a transformar as cidades brasileiras em territórios coletivos, voltados para a vida em comunidade, promovendo uma sociedade socialmente justa e ambientalmente sustentável. O foco da organização tem sido levar a pauta da Tarifa Zero no Transporte Público pelo Brasil. Seu fundador, Giancarlo Gama, é Cientista Político formado pela USP e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, onde se especializou em como tornar a tarifa zero viável no Brasil.