A proposta de audiência pública sobre a efetivação do Estado laico foi apresentada na sessão desta terça-feira, 11 de março, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, pela líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), vereadora Karina Camillo. A audiência será realizada em parceria com a Associação Movimento Brasil Laico e contará com o apoio de demais vereadores.
Além de discutir a efetivação do Estado laico, a audiência também visa debater a criação do Dia do Estado Laico em São Leopoldo, que tornaria a cidade pioneira no tema. O evento ocorrerá na quarta-feira, 16 de abril, às 18h30, na Câmara de Vereadores.
Para a vereadora, o debate sobre o tema é necessário para garantir a liberdade religiosa de todos os indivíduos, independentemente de suas crenças. “Precisamos construir esse debate em São Leopoldo, já que a laicidade é declarada por nossa Constituição. O que queremos com essa audiência é reforçar a liberdade religiosa para todos”, declarou Karina.
A representante estadual do Movimento Brasil Laico, Paula Lau, discursou na tribuna livre sobre a necessidade de discutir mais a pauta, que, por vezes, gera polêmicas e desinformações. “Os princípios religiosos não devem interferir nas políticas públicas do Estado. Isso nos assegura que não haja discriminação e privilégios, garantindo assim a liberdade de todos os que querem exercer sua religião e dos que não querem”, explicou Paula.
Larissa Schöntag - Assessora de Comunicação
Ver Galeria de Fotos Relacionada