Vereadora Karina Camillo elabora Projeto de Lei para instituir a Semana Municipal do Contador de Histórias

Vereadora Karina Camillo elabora Projeto de Lei para instituir a Semana Municipal do Contador de Histórias

Nas tratativas para a elaboração do Projeto de Lei que visa instituir a Semana Municipal do Contador de Histórias, a vereadora Karina Camillo (PT) recebeu, em seu gabinete, a professora e contadora de histórias Vera Hoffmann, que trouxe o debate para a construção da Lei. Atuando há muitos anos no reconhecimento da pauta, Vera compartilhou a importância do projeto na preservação e transmissão da cultura popular.

A vereadora Karina destacou o Projeto de Lei como um incentivo a leitura, preservação das tradições e que irá fortalecer a necessidade de realizar mais encontros culturais entre as pessoas, em uma época tão dominada pelas redes sociais. “Também irá valorizar os profissionais da área que merecem muito nosso respeito e admiração”, frisou.

Para a apoiadora da criação da Lei professora Cristiane Sauer, a Semana do Contador de Histórias tem como objetivo mobilizar a cidade “envolvendo escolas, associações, entidades e muitas comunidades em torno da pauta”. 

A contação de histórias é considerada uma arte milenar e se manifesta em uma variedade infinita de lendas, causos, mitos, contos e fábulas. Os profissionais que atuam como contadores de histórias trabalham nas comunidades onde a oralidade exerce impacto na manutenção da cultura popular.

Antes da escrita e dos livros, era tarefa dos contadores salvar do esquecimento as tradições da família e da cultura do povo. Esse trabalho consolidou a arte de contar histórias, que sobrevive ao tempo e às novas tecnologias.

No Brasil, os eventos, festivais e os próprios artistas de contar histórias são pouco reconhecidos e difundidos. Para manter a tradição, há estados e municípios que já adotaram a comemoração no calendário oficial, como Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, entre outros.