Audiência Pública marca avanço no projeto do Complexo Cultural da Casa do Imigrante / Feitoria em São Leopoldo
Na audiência pública de hoje, na Câmara Municipal de Vereadores, foi apresentado o projeto contemplado no programa ICONICIDADES que prevê a revitalização e reconstrução da Casa do Imigrante, um marco histórico da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O projeto para a revitalização do Complexo Casa da Feitoria/Museu do Imigrante foi desenvolvido pela equipe SOLSS Arquitetura.
Diante da importância histórica e cultural desse projeto para o município, os vereadores destacaram a necessidade de envolvimento da comunidade e transparência na sua execução. Além disso, ressaltaram que a Câmara de Vereadores atuará no acompanhamento e mobilização para garantir a concretização dessa obra, em parceria com o prefeito Heliomar Franco. A mobilidade urbana na região e possíveis Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o uso comercial do espaço também foram pautas relevantes durante o encontro.
O vereador e líder do governo, Daniel Daudt, reforçou o compromisso do Executivo e do Legislativo em garantir o avanço do projeto: "A Câmara de Vereadores está mobilizada junto com a Prefeitura para assegurar que essa obra seja uma realidade em São Leopoldo. Nosso papel é acompanhar, fiscalizar e garantir que todas as partes envolvidas avancem juntas para entregar um espaço revitalizado, preservando nossa história e impulsionando a economia local."
A audiência contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a Secretária Municipal de Cultura, Lionella Goulart, Ingrid Marxen, representando o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Matheus Borges dos Santos, representando o CREA-RS, e Carlos Germano Weinmann, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale dos Sinos e o Vice Presidente da ACIST, Felipe Schuck.