EXPEDIENTE Nº 5781 | |
Pedido de Providência Nº 3776 | |
OBJETO: "Solicitar o conserto no vazamento de água, patrolamento, colocação de saibro e fazer valas para a água escoar em dias de chuva em trecho situado entre o Parque do Trabalhador e a rua Rincão Vianna, bairro Vicentina. O local está intransitável. Por ser chão batido, está dificultando a passagem de moradores." PARECER JURÍDICO |
|
Trata-se de Pedido de Providência (PDP), para o qual o(a) Vereador(a) tem efetiva legitimidade para apresentar proposições, conforme art. 14, inciso III, do Regimento Interno (RI), em consonância com o art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Dentre as proposições arroladas no art. 78 do Regimento Interno, constam no inciso III, os pedidos de providências, tal como a proposta no expediente em análise. Ademais, o presente PDP tem previsão expressa no texto do art. 90 do RI, através do qual estabelece previsão de matérias com caráter político-administrativas aos órgãos públicos. Outrossim, resguardadas a independência e a harmonia entre os Poderes, compete à Câmara de Vereadores assessorar o Executivo municipal, através de indicações e pedidos de providências (art. 3º, inciso III, do RI). Vale reforçar que os Pedidos de Providências serão recebidos pela Mesa, que realiza sua leitura no Expediente e os encaminha à Comissão competente (art. 55 do RI). Por fim, oportuno ressaltar que, no caso em tela, a competência resta direcionada para a Comissão de Obras Públicas, Transporte e Habitação, a quem cabe “opinar” sobre o PDP (art. 61, incisos II e VI, do R. I.). O parecer é favorável. São Leopoldo, 13 de outubro de 2023.
|
|
Documento publicado digitalmente por DR. ALEXANDRE JUNIOR REIS em 13/10/2023 às 15:54:54. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 0bbd231e1698e5e034a76a607e66b18d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 122209. |