|
|||
|
PROJETO DE LEI XXX/2024
O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa.
No uso das atribuições que nos confere a Lei Orgânica do Município e o regime Interno desta Casa, submeto o presente Projeto à apreciação do Plenário:
O Projeto que hora se apresenta, visa dar designação a rua Projetada A – Bairro Scharlau / Loteamento Solar da Colina, que passa a denominar-se, Rua Ibraima Lourdes Santos.
Art. 1° - A rua atualmente denominada como Rua “Projetada A” – Bairro Scharlau / Loteamento Solar da Colina, localizada entre as quadras nº 3380, 3381, 3382 e 3383, da Planta Geral da Cidade, tendo como referência Ponto de Coordenada UTM: X = 484173,63 e Y = 6711948,78, passa a ser denominada como “Rua Ibraima Lourdes Santos”.
Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
Art. 3° - Ficam revogadas as disposições em contrário.
Diante do acima exposto, submete-se está proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.
JUSTIFICATIVA:
A Ibraima Lourdes Santos, nascida em 17 de setembro de 1950, no município de Marcelino Ramos, no estado do Rio Grande do Sul, viveu uma vida marcada pelo compromisso com sua família, sua comunidade e sua fé. Em janeiro de 1980, mudou-se para São Leopoldo, onde construiu uma história de amor e dedicação ao lado de seu esposo, Oscar Santos, com quem esteve casada por 51 anos. Juntos, criaram uma família de seis filhos: Maria Santos Pompeo, Neusa Carma Santos Kremer, Ivo José Santos, Marivane Aparecida Santos Schneider, Ademir Tiago Santos (já falecido), e Ângelo Cleber Santos (já falecido). Sua descendência se estende também a sete netos e três bisnetos, que são parte de seu legado.
Ibraima era uma mulher que, embora dedicada ao lar, nunca se limitou a esse papel. Seu envolvimento com a comunidade de São Leopoldo foi exemplar. Participava ativamente da política local, sendo conselheira do Orçamento Participativo da zona norte do município, onde sempre lutava pelos interesses da sua região e intermediava diretamente com os políticos para a resolução de problemas comunitários. Além disso, era uma figura essencial na associação dos moradores, trabalhando sempre em prol do bem comum.
De fé católica, Ibraima Lourdes Santos teve participação ativa na igreja de sua comunidade, sendo conhecida por sua generosidade e disposição em ajudar todos que precisassem. Era uma vizinha admirada, sempre proativa e amiga de todos. Sua casa era um ponto de acolhimento, e seu espírito de solidariedade e serviço era reconhecido por todos ao seu redor.
Ibraima partiu em 15 de outubro de 2022, deixando uma lacuna difícil de preencher na vida de sua família e na comunidade de São Leopoldo, onde será lembrada como uma mulher dedicada, solidária e incansável em sua luta por uma sociedade mais justa.
Como sugestão de nome, surge a cidadã Ibraima Lourdes Santos.
O presente Projeto de Lei tem por objetivo dar nome a rua mencionado anteriormente, tendo em vista que se trata de um bairro onde existe duas ruas com o mesmo nome, e os moradores que lá residem enfrentam inúmeros problemas referente a localização residencial, entrega dos correios, entregas diversas e solicitação de aplicativos, assim como possibilitar o cadastramento da mesma junto ao código de endereçamento posta - CEP.
Em face do exposto, solicito a colaboração dos nobres membros desta edilidade para aprovação do presente projeto de Lei.
Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo/RS, 27 de setembro de 2024.
São Leopoldo, 30 de Setembro de 2024.
Atenciosamente,
____________________
Ver. Adão Telmo Rambor
Vereador na Bancada do PDT