Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 8888 Projeto de Lei N.º 496/2024

Proponente: Ver.ª Nadir Jesus

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa.

No uso das atribuições que nos confere a lei Orgânica do Município e o Regimento Interno desta Casa, submeto o presente Projeto à apreciação do Plenário:

O Projeto que hora se apresenta, visa dar designação a Rua Sem Nome - Centro Medianeira - Bairro: Vicentina, que passa a denominar-se Rua Argeu de Souza. 

Art. 1º - A rua atualmente denominada como Rua Sem Nome - Centro Medianeira - Bairro: Vicentina,  localizada entre a quadra nº 3386 da Planta Geral da Cidade, com início na Rua do Salseiro, tendo como referência Ponto de Coordenada UTM: X = 483316,34 e Y = 6706480,78, passa a ser denominada como "RUA ARGEU DE SOUZA".

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º - Ficam revogadas as disposições em contrário.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

JUSTIFICATIVA 

  Argeu de Souza, nascido em 04/Julho/1927, um dos moradores mais antigo do Bairro Vicentina. Atuou no Centro Medianeira juntamente na época em que Guerino Rosa foi fundador deste serviço, em meados de 1958, quando início os primeiros passos no acolhimento de 25 meninos em situação de rua para realização do atendimento e cuidado destas crianças e adolescentes.

Nesta época, Argeu já era cozinheiro do Centro Medianeira, serviço este, que nos tempos atuais em nossa cidade de São Leopoldo segue realizando atividade de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para este público até hoje, no contra turno escolar. Logo depois de comprar sua carroça Argeu, começa a puxar comida do quartel para criação de porco do seu Guerino, mas como identificava que se tratava de comidas em condições de serem consumidas, pois eram comida “descartada” pelos Generais essa ele trazia separada e alimentava as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Argeu também, foi o primeiro construir sua casa dentro da área que era na época, um ferro velho do então fundador do Centro Medianeira Guerino Rosa.

Argeu casou-se com Natalícia Antônia de Souza e de seu relacionamento, tiveram os filhos (as), Maria Claudete,  Jair, Dari, Juvenil, Luis Carlos, Bráulio Aguinaldo, Flavio, Ari, Marco Antônio todos adultos e com suas famílias constituídas.

A trajetória de Argeu que faleceu no dia 04/10/2005 aos seus 78 anos, segue sendo repassada de geração para geração na sua família e reconhecida pela comunidade do bairro Vicentina ao qual sua família, em especial sua filha Maria Claudete segue o legado de luta pela infância e juventude iniciado pelo pai Argeu e em prol da sua comunidade.

Sua história como de muitos dos nossos irmãos homens pretos e irmãs mulheres pretas, não pode ser apagada e merece o reconhecimento para que as futuras gerações tenham conhecimento da história e contribuição, como senhor Argeu morador do Bairro Vicentina, sua comunidade.

Diante do exposto, justifica-se a importância de homenagear nosso grandioso ARGEU DE SOUZA e em extensão sua família e história, através do presente projeto de lei que em como objetivo, dar o nome de rua mencionado anteriormente.

Em face exposto, solicito a colaboração dos nobres membros desta edilidade para aprovação do presente Projeto de Lei.  

São Leopoldo, 13 de Novembro de 2024.

   Atenciosamente,

   

___________________________________
Ver. Nadir Jesus
Vereador na Bancada do PT

Documento publicado digitalmente por VER. NADIR JESUS em 13/11/2024 às 11:29:49.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c9f152c27d0061fba59d92b421f77b4c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 151869.