|
|||
---|---|---|---|
|
Exmo. Sra.
Iara Teresa Cardoso
Presidente da Câmara Municipal
Assunto: Solicitação de Sessão Solene em Homenagem a Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP) pelos seus 25 anos de existência e trabalho prestado na Defesa e Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes da nossa cidade.
Senhora Presidente:
Com fundamento no Art.188 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, e considerando a relevância dos serviços prestados pela AMMEP (Associação Meninos e Meninas de Progresso) à comunidade de São Leopoldo, em especial, às famílias residentes na região Nordeste do município, venho respeitosamente solicitar a realização de uma Sessão Solene em homenagem aos seus 25 anos de existência.
A AMMEP tem se destacado por um trabalho reconhecido de acolhimento, convivência, fortalecimento de vínculos e educação de crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda daquela região.
A AMMEP – Associação Meninos e Meninas de Progresso é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos fundada em 29/11/2004, porém sua origem se deu em 17 de março de 2000, através de uma atividade da Cáritas Paroquial da Paróquia Santo Inácio do Rio dos Sinos/Mitra da Diocese de Novo Hamburgo, motivada por dados de uma pesquisa feita na época pelo PROAME – Programa de Apoio a Meninos e Meninas, detectando que o maior número de Crianças e Adolescentes em situação de rua no centro da cidade de São Leopoldo eram oriundas da Zona Norte do município.
A AMMEP atende a 260 Crianças e Adolescentes de 6 anos a 17 anos, 11 meses e 30 dias de idade através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV; e 140 crianças de 3 e 5 anos pela Escola Comunitária de Educação Infantil – ECEI AMMEP e suas respectivas famílias, através de ações socioeducativas. Pelo SCFV, o atendimento direto as crianças e adolescentes se dá de segunda a quarta-feira, nos turnos manhã e tarde. Já para ECEI, o atendimento se dá de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. São ofertados café da manhã, almoço e café da tarde, totalizando 1920 refeições por semana, sendo aproximadamente 9600 refeições mensais. Contabilizando nos dois serviços, é realizado o atendimento a 235 famílias. Para isto, conta com apoio dos parceiros, trabalhadoras e trabalhadores, e voluntárias e voluntários. Por ser uma OSC que preza pela formação de sua equipe de trabalho, desde sua origem destina um período semanal para a formação de seus educadores, em que se promove a reflexão de suas práticas, horário fixo para as reuniões de equipe e a participação em espaços de formação junto a Rede Intersetorial. Essa rede de apoio tem por objetivo o desenvolvimento social das comunidades onde está inserida e é coordenada pela SAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social. A AMMEP também tem proposto espaços de discussão de práticas junto com outras organizações não governamentais e participado assiduamente de formações junto aos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Conselho Municipal de Assistência Social.
Desde o ano de 2022, a AMMEP se desafiou a prestar assessoria técnica a 25 cozinhas sociais pelo programa São Leo Mais Comida no Prato. Este projeto prevê além da assessoria, um espaço de formação e um subsidio financeiro para complementar as refeições ofertadas. Na AMMEP, a pauta da Segurança Alimentar circula diariamente. Em 2024, a AMMEP se torna Entidade Gestora de 10 Cozinhas Solidárias, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, sendo responsável pelo repasse de aporte financeiro e assessoria técnica, visando a qualificação destas cozinhas solidárias.
Por esta intensa atuação e prestação de serviços à sociedade leopoldense, a AMMEP se tornou uma referência na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e com certeza tem feito a diferença para o futuro das crianças e adolescentes que estão sendo atendidas e aquelas que passaram pela instituição.
Por esta história e o trabalho realizado atualmente, acreditamos ser justo o reconhecimento desta Casa Legislativa através da realização desta Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos da AMMEP.
Acreditamos que a realização desta Sessão Solene será uma justa homenagem à entidade e um importante reconhecimento de seu trabalho em prol da nossa comunidade.
Data Sugerida: 17/03/2025
Horário Sugerido: 18h
Local: Plenário Tancredo Neves, nesta Casa Legislativa
Agradeço a atenção de V. Exa. e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Fábio Bernardo da Silva
Vereador - Bancada do PT
São Leopoldo, 21 de Fevereiro de 2025.