|
|||
|
Exmo(a).
Iara Cardoso
Presidente da Câmara Municipal
Assunto: Institui a Semana Municipal do Contador de História (profissional ou não) a ser comemorado anualmente na última semana de agosto e dá outras providências.
Senhora Presidente:
Com base no Art. 87, do Regimento Interno, apresento o seguinte Projeto de Lei, cujo objeto institui a Semana Municipal do Contador de História (profissional ou não) a ser comemorado anualmente na última semana de agosto e dá outras providências.
Heliomar Franco, Prefeito Municipal de São Leopoldo, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte:
LEI
Art. 1º Fica instituído a "Semana Municipal dos Contadores de História", a ser comemorado anualmente, na última semana de agosto em homenagem desta atividade.
Art. 2º O Semana Municipal dos Contadores de História tem como objetivo:
I- Formação de público e difusão da arte de contar histórias;
II- Promover contações de histórias em pontos culturais da cidade;
III- Levar novos conhecimentos, guardar tradições e ensinamentos;
IV- Incentivar a leitura e gosto pelo livro por meio da mediação de obras literárias";
V- Fortalecer encontros e ações de valorização do ofício do contador de histórias;
VI- Embasar e incentivar novos e antigos contadores de histórias para que ampliem, divulguem e propaguem esta arte milenar.
Art. 3º A sociedade civil organizada e o Governo Municipal poderão realizar eventos sobre a Semana Municipal do Contador de História, a exemplo de campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, distribuição de panfletos, cartilhas, cartazes educativos, entre outras atividades que contribuam para a divulgação dos propósitos estabelecidos nesta Lei, proporcionando esclarecimentos sobre contos históricos.
Art. 4º A comemoração ora instituída passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de São Leopoldo.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
O presente Projeto de Lei visa instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Leopoldo, o Dia Municipal dos Contadores de História a ser celebrado anualmente na última semana do mês de agosto.
A contação de histórias é considerada uma arte milenar e incide da linguagem oral, numa forma remota de comunicação entre os sujeitos envolvidos, cujo processo de manifestação aparece fundamentado numa variedade infinita de lendas, causos, mitos, contos e fábulas.
Desde os primórdios o ser humano tem narrado suas histórias no intuito de preservar sua memória, transmitir conhecimentos e divertir. Antes da escrita e dos livros os contadores estavam ali, para salvar do esquecimento as tradições da família, a cultura de um povo, transformando-a em uma arte. Uma arte que sobrevive ao tempo, às novas tecnologias. E em uma época dominada pelas redes sociais, acredita-se na contação de histórias como meio de promover encontros e reencontros entre pessoas.
O contador de histórias “é aquele ou aquela que narra, com uma cor de palavra única, histórias verdadeiras, fictícias ou simbólicas, que constrói para si mesmo um repertório original, fruto de esforços e pesquisas pessoais, que fala e se apresenta para seu auditório em seu próprio nome e não em nome de um personagem-narrador, e conduz essa prática como Arte.” (Carta Nacional dos Contadores de Histórias – Associação Nacional dos Contadores na França – ANCEF, Nov. 2003). São pessoas que resgatam, lá do fundo do baú, as histórias meio esquecidas, meio abandonadas, ou que criam histórias, novos enredos que prendem a atenção de crianças e adultos.
No Brasil os eventos e festivais de contadores de histórias são pouco difundidos e os artistas pouco reconhecidos, mas, há grupos que não medem esforços para manter a tradição e comemoração das datas, assim, a exemplo de outros municípios e estados que já constam em seus calendários oficiais a Semana, Dia ou Mês da Contação e dos Contadores de Histórias, como Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e o estado de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, entre outros.
Então, contadores de histórias são os profissionais que atuam em comunidades onde a oralidade exerce papel fundamental na preservação e transmissão do saber e das manifestações da cultura popular. Assim é chegada a hora de São Leopoldo entrar nesse seleto nicho de cidades e estados que já contam com essas datas comemorativas dos Contadores de Histórias e fazer desse momento, inesquecível para nossa comunidade e para os Contadores.
São Leopoldo, 04 de Abril de 2025.
Atenciosamente,
___________________________________
Karina Camillo
Vereadora e Líder na Bancada do PT.